quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Fuga dos jovens... Para onde?

"Uma das minhas tristezas é ver a evasão de nossos jovens para as igrejas protestantes, talvez por falta de uma dedicação maior a eles...”
Um amigo desabafou comigo este sentimento e sua preocupação.
Entendo que se sinta triste quando algum jovem católico “foge” para o protestantismo.
Compreendo claramente que isto não deveria acontecer e concordo que podemos evitar estas fugas melhorando nossos trabalhos de evangelização com o foco no sentido prático da fé para os jovens.
No entanto - em alguns casos – eu vejo até com “bons olhos" este tipo de “fuga” de uma denominação cristã para outra.
Eu explico: acredito que no coração destes jovens cristãos, foi feito um bom trabalho de semeadura. Isto é, a semente está lá plantada e é exatamente por isto que eles buscam um aprofundamento da fé – mesmo que equivocadamente, em outras denominações cristãs não-católicas (não se esqueça que sou católico).
Acredito que é exatamente aí, neste ponto, que os catequizadores católicos precisam melhorar.
Eu conheço pessoalmente e tenho visto diversos jovens em situação semelhante. Eles parecem simplesmente estar "aguardando" que a Igreja Católica faça algo que os atraia novamente! Na verdade, eles até "torcem" para que isto aconteça. Isto pra mim é um bom sinal. Sinal de que é mais fácil melhorar algo que já existe – no caso os trabalhos de evangelização – do que começar do "zero".
Acredito que esta preocupação com a fuga dos cristãos católicos para outras denominações cristãs, seja de fato importante e que por isto, necessite de um trabalho mais eficaz inclusive com maior participação e apoio do clero. Percebo que isto já vem acontecendo nos últimos anos, embora eu acredite que poderia ser melhor e mais rápido.
O fato é que naturalmente, nossas crianças e jovens não param de crescer e amadurecer. E é natural para o ser humano que busque amadurecer utilizando daquilo que estiver mais convenientemente disponível e fácil e que lhe ofereça a melhor condição possível. A natureza não espera! O risco: pode-se perder uma geração inteira.
Infelizmente, a realidade em que vivemos tem mostrado muito isto. Embora existam bons trabalhos no sentido correto, ainda assim é muito pouco, em vista do muito que temos pra fazer.
Sem perder muito o foco da questão inicial, gostaria de provocar o aprofundamento desta reflexão, questionando - a mim mesmo, em primeiro lugar - se nossas preocupações e ações não deveriam estar voltadas com muito mais ênfase naqueles jovens que nunca tiveram uma oportunidade real de uma experiência pessoal com DEUS e que por causa disto, (sobre)vivem como verdadeiros "jovens-sem-causa". Sendo vítimas e fazendo vítimas da violência, das drogas, da sexualidade distorcida e perturbada e enfim, gerando novas famílias desestruturadas.
Quando vejo dois jovens: um sendo cristão não-católico. Que freqüenta regularmente sua igreja protestante e que procura viver com coerência a fé que professa e outro que católico ou não, ainda caminha no mundo em trevas, envolvido com drogas, violência, prostituição e perversão sexual, confesso que em meu íntimo eu rogo a DEUS para que também este outro encontre um caminho que leve a querer experimentar, verdadeiramente, o quanto é bom ser amigo de JESUS.
Mesmo que para isto, ele seja um cristão não-católico.
Recentemente, ouvi na homilia do Pe. Gustavo da Paróquia N. Srª. da Glória em Contagem/MG, algo que me fez refletir melhor sobre isto que acabo de dizer.
O Pe. Gustavo falava sobre a conversão de Stº Agostinho e da marcante intercessão de sua mãe, Santa Mônica.
Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, resolveu procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras.
Após quase 40 anos de intercessão de sua mãe Santa Mônica, a conversão de Santo Agostinho – o seu encontro com a verdade: Jesus Cristo – até hoje alimenta e traz frutos para Igreja e todos os cristãos. Isto é fantástico!
Pe. Gustavo dizia naquele dia que “aqueles que buscam a verdade com sinceridade de coração, inevitavelmente, a encontrarão. E a verdade é Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida”.
Eu acredito nisto. E você? Também acredita? E quais as ações que sua fé tem provocado em você e nas pessoas que estão à sua volta?
Pense nisto.
Deus te abençoe!!!
Dielson

Não te envaideças nem menosprezes os ramos. Pois, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. (Rm. 11,18)

Nenhum comentário: